A busca contínua pela atualização na área médica e o avanço tecnológico que ampliou as possibilidades de acesso aos conteúdos científicos, são fatores determinantes para que os congressos desta área, além de conhecimento, oportunizem também espaços de conexão, networking e entretenimento. 

Hoje, um evento precisa proporcionar experiências marcantes e significativas aos seus participantes. A ampla oferta de congressos na área da saúde obriga os organizadores a inovarem e apresentarem propostas que tragam o saber (viés científico) dentro de uma jornada de experiências (viés conexão e entretenimento). 

Neste sentido, o ponto de partida quando o foco está na experiência do congressista é o local: cidade e centro de convenções.  A escolha pelo melhor local é desafiante, pois é preciso observar alguns critérios: necessidades básicas do evento ( número de salas x capacidade, área para exposição comercial e trabalhos científicos) acesso e acessibilidade,  (cidade e local evento), a força do público local (instituições e faculdades de medicina) e a logística, sendo que neste último critério precisamos atentar:

  1. ao número de vôos (nacionais/internacionais);
  2. à capacidade de hotelaria (número de apartamentos x categorias);
  3. à mobilidade urbana;
  4. à logística terrestre (aero x hotéis x centro de convenções).

Após o levantamento de todas essas informações, é realizada a análise de dados do evento para avaliação de custos logísticos e atratividade do local de realização.

Estas são algumas das cidades da America Latina onde o grupo CCM realizou eventos.

Na CCM, mapeamos em profundidade os potenciais destinos nacionais com potencial para viabilização de nosso portfolio de eventos.  Como atendemos a área da saúde, a questão da força do público local é sempre um fator decisivo da escolha da região. Cidades com universidades, hospitais e instituições de saúde, são polos de produção cientifica e consequentemente podem atender as especificidades dos nossos eventos, além de serem importantes no auxilio à divulgação dos mesmos e na mobilização da comunidade local (órgãos de governo, instituições de ensino, hospitais) no apoio e participação no evento. 

Brasil: para cada evento um destino

É possível afirmar que o Brasil possui vários destinos capazes de receberem eventos, tais como: Belém, Brasília, Belo Horizonte, Campos do Jordão, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Goiânia, Gramado, João Pessoa, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória, entre outros. Porém cada evento possui as suas especificidades, o que pode acabar restringindo algumas opções. Em outras palavras, o fato de um destino estar apto a receber uma modalidade de congresso não significa que poderá acolher todas as demais. 

Quando conseguimos definir o local do evento de acordo com os critérios acima, a chance de sucesso é muito maior, e cabe à organização identificar e proporcionar um ambiente que atenda as reais necessidades do seu público. Afinal, nosso objetivo é conectar pessoas através do conhecimento científico, contribuindo para o aperfeiçoamento da área da saúde e proporcionando experiências significativa para nossos clientes.