Desde que os smartphones entraram em nossas vidas, evitar distrações e dosar bem nossa energia passaram a ser as novas palavras de ordem para quem quer manter-se minimamente produtivo e realizar feitos relevantes. São inúmeros os alertas sobre os problemas do excesso de tempo navegando pelo universo das mídias sociais e pelos grupos de WhatsApp, a tal ponto de cientistas ingleses terem cunhado um termo – FOMO – Fear of Missing Out ou medo de estar perdendo algo, que acomete àqueles que passam horas e horas navegando. Ainda não é considerado uma doença mas é um indicativo desses nossos novos tempos.

Na contra corrente começam a surgir artigos e livros de negócios  (Minimalism, how to brake up with your phone) cada vez mais importantes que querem combater esse excesso de presença virtual e incentivar a conexão do indivíduo com ele mesmo, com seus objetivos, com suas conexões reais, aproveitando os benefícios que a tecnologia nos proporciona mas sem deixar-se tragar por ela.

Daí que considero o foco e a execução disciplinada duas competências vitais para a sobrevivência e sucesso de líderes e empresas nos próximos anos. Afinal, num mundo onde diariamente somos inundados por informações, dados, comentários, avaliações e opiniões, como separar o que é realmente importante do que é trivial? Como  ser consistente sem distrair-se? Como direcionar a atenção ao que realmente importa?

Nesse sentido nada mais importante que ajustar a nossa lente para esse ambiente hostil em que vivemos. Obviamente toda a caminhada começa por definir onde você quer chegar, e com clareza. E aqui é talvez o principal ponto onde o foco é importante: se você quer tudo, provavelmente ficará sem nada. Por isso o tema estratégia tem ganhado um novo espaço: definir o que queremos, como competiremos, que mercados atenderemos, que competências precisamos desenvolver significa fazer escolhas – decidir o que fazer e o que NÃO fazer.  E foco é justamente estar preparado para dizer não para muitas coisas.

E aí entra em cena a importância de agir disciplinadamente. Nenhum resultado aparece se você não coloca em prática as ações necessárias para alcançá-lo e repete-as consistentemente, com disciplina, dia após dia, numa quase enfadonha rotina. Não há resultado possível sem disciplina na execução. 

Na CCM optamos desde o nosso início pelo foco no mercado de eventos médicos. Alcançamos uma especialização e expertise altamente diferenciadas e conquistamos a liderança nesse segmento. Atuamos há 17 anos consistentemente com foco em eventos médicos, entendemos as dificuldades e virtudes do profissional médico como poucos, e nos disciplinamos a atuar sempre em busca de gerar resultados excepcionais aos nossos clientes e à nossa empresa. Claro que fomos tentados a mudar o foco, a ajustar as lentes, e por vezes o fizemos. Mas foi a constância que nos trouxe até aqui, a capacidade de nos mantermos focados e disciplinados que nos proporcionou o crescimento e a liderança em nosso segmento de atuação.

Da próxima vez que quiserem atrair a sua atenção pergunte-se: afinal, isso vai me ajudar a chegar onde quero? Se a resposta for não, resista!