Será que os médicos brasileiros estão satisfeitos com a especialidade que escolheram seguir? Segundo uma pesquisa publicada pela plataforma de notícias médicas Medscape, sim

O portal analisou médicos do Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Brasil e México, com base em respostas de formulários que estavam presentes no site e que examinaram tópicos como salário, custo de estudo, satisfação na especialidade, entre outros.

A pesquisa mostrou que os médicos americanos ganham mais que os outros países analisados porém, em países europeus como França e Alemanha, as universidades públicas possuem baixas taxas administrativas e menor tempo de graduação, deixando o estudo com pouquíssimo custo.

O rendimento anual de um profissional nos EUA chega a ser 14 vezes maior do que no México!

O estudo ainda cita em seus resultados uma matéria publicada em março deste ano pelo britânico The Independent. De acordo com a publicação, existe uma diferença de salários entre gêneros que, de fato, também aparece na pesquisa da Medscape, com homens recebendo 17% a mais que mulheres no sistema público de saúde daquele país (NHS). Mas, segundo o jornal, isso acontece pois homens dominam as especialidades mais bem pagas. Porém, a matéria destaca que a tendência é que essa diferença venha a diminuir com o tempo, mesmo que seja de forma devagar, chegando a igualdade.

Custos das escolas e tempo de graduação menores compensam, de certo modo, os ganhos inferiores em países europeus.

Outro aspecto interessante apresentado é que, apesar das condições bastante diversas no trabalho e estudos, em todos os países prevalece o sentimento de “estar realizando um bom trabalho”. Essa satisfação pode estar relacionada com o feedback de gratidão dos pacientes” e a sensação de “estar fazendo diferença no mundo”, questões que também foram auferidas na pesquisa.

O grau de satisfação com a performance na profissão é alto mesmo em países com baixa remuneração. Feedback de pacientes é muito importante.

A Medspace é um portal de notícias internacional, destinado a médicos e profissionais da saúde, que oferece as últimas notícias médicas e perspectivas de especialistas, informações sobre medicamentos e doenças, além de conteúdo educacional.

Você pode acessar a pesquisa completa sobre a remuneração médica e conferir todo conteúdo e gráficos clicando aqui.